Título


Somos estudantes do Curso de Especialização em Gestão de Projetos (CGEP-43) da Fundação Vanzolini. Sob orientação do Prof Dr.João Arantes do Amaral iremos realizar uma aplicação prática de projeto para a matéria de simulação de projetos.

Nosso objetivo será aplicar as técnicas e conceitos da gestão de projetos em atendimento à sociedade carente.

sábado

DIA 31 de janeiro – O nome do Blog

A Denise não gostou muito do primeiro blog e resolveu mudá-lo. A opção foi mudar para blogspot.
Surgiram vários nomes para o blog...

Nat sugeriu Papel Magia

A De sugeriu Centopéia, Caracol e justificou:

1 – Projeto Fazendo Arte

2 – Projeto Caracol – “Fazendo elos para toda vida” (o corpo do caracol é feito de “elos", podemos colocar que é a representação de elos de amizade, solidariedade, respeito, etc.) 

3 – Projeto Centopéia – que tb tem elos...

Ainda não chegamos a conclusão do nome...

Acredito que a votação democrática vai ser a solução!









sexta-feira

Dias: 31 de janeiro e 1 de fevereiro -Contatos e Retornos

Após várias trocas de emails no final de semana e na segunda-feira,  a Vivyan, eleita por todos como “ diretora de comunicação” , entrou em contato com a Cecco e com o Fazendo História.
Recebemos diretamente do Rio de Janeiro, onde a Vivy estava trabalhando, o email...

"Galera... Bom dia!
Eu tentei encontrar essa Tatiana, mas ela não está na instituição e não atende o celular.
Informaram-me que amanhã ela estará com certeza lá.
Vou ficar tentando no celular, hoje e caso eu não consiga vou retornar amanhã na instituição."


           Um dia depois....

           A TATIANE ( do Fazendo História) retornou com dois arquivos em “Power point” mostrando a entidade e mandou o material que será nosso objetivo.

          Analisando isso, o Marcelo contou as entidades atendidas pelo Fazendo Historia em São Paulo e confirmamos 430 kits com os materiais acima.
         A Vivyan entrou em contato novamente com a Tatiana para tentar marcar uma visita e confirmar a quantidade acima. Nossa sugestão para Tatiane – Visita no sábado após a aula da Vanzolini.
             Com a Cecco , o Alexandre fez o contato para não sobrecarregar a Vivyan. Tentamos marcar a visita no Ibirapuera pra sábado após a aula. O grupo se dividirá em dois para visitar as duas instituições no mesmo sábado.

             E-mail do Alexandre:

"Acabei de contatar um dos nossos clientes, a CECCO sobre o projeto
Papelão (para não sobrecarregar a Vivyan e também para todos
participarem das tarefas dos projetos nós dividimos o contato das
instituições).

seguem informações:
conversei com o Sr. Eluiz
No parque do Ibirapuera existe um centro de convivência que a CECCO usa
para as oficinas que são realizadas no decorrer da semana (de 25/30
oficinas por semana) e uma das oficinas é a oficina Papelão. A oficina
papelão já existe mais esta meio 'capenga' e eles esperam que com esse
projeto e coisa comece a andar melhor.

As principais dificuldades são compra de materiais (papel especial e
acessórios de papelaria) e gente especializada para ministrar técnicas
especiais na oficina (hoje as Psicólogas, Terapeutas e/o Fisioterapeuta
ministram as aulas e elas não sabem técnicas sobre papel). Pessoas para
ministrar está fora do nosso escopo.

Os participantes das oficinas são pessoas de todas os tipos, pessoas com
deficiência física ou mental, idosos com ou sem deficiência, jovens em
recuperação ou drogados e pessoas 'normais'. Além de ensinar as técnicas
a finalidade das oficinas é socializar as pessoas, por isso as pessoas
'normais' participam das oficinas (normalmente são pessoas que estão
passeando no parque).

A prensa seria uma prensa manual para estamparia (já dei uma olhada na
internet é no máximo por R$ 2.000,00 compramos uma nova),

Da parte da Cecco irão participar do projeto 4 pessoas, sendo uma
coordenadora. Essa coordenadora que irá esclarecer o escopo,
expectativas do projeto e irá assinar a declaração de escopo está de
férias e retorna na quarta-feira, então ficou combinado que na
quinta-feira eu vou contatar o Sr Eluiz e vamos marcar um encontro (ele
sugeriu um encontro para entender bem o projeto já que essa coordenadora
que irá descrever tudo). Eles estariam disposto a marcar após as 18:00
hs ou aos Sábados. Eu sugeri no Sábado após a aula, mas isso será
confirmado na quinta feira.
Vamos aguardar o retorno e a possibilidade da visita. "

quinta-feira

Dia: 01 de fevereiro. A grande troca de e-mail e as dúvidas

          A grande troca de e-mails  (foram mais de 30 nesses dias e a frase do Ale pra terminar o dia foi: “ Pessoal, trocamos mais de trinta emails!) e o interesse em fazer o melhor está movimentando o grupo.
         O Rodrigo já falou com o setor social da empresa em que trabalha e eles solicitaram um Power point e a definição do objetivo do grupo. Lógico que um e-mail de satisfação chegou pra todo grupo:

         Email do Rodrigo:
"Pessoal!

Tive a reunião com a empresa A, e eles se mostram interessados pelo projeto, contudo, precisam de maiores esclarecimentos do Projeto, uma apresentação, propostas etc..

A assistente social me deu várias dicas e contatos de outras pessoas q fizeram projetos como o nosso.

MAS o mais importante é termos um bom "Marketing"
 
Valeu!"
        As outras pessoas do grupo começaram a pesquisar o setor social das empresas em que trabalham  mas ainda não levaram o objetivo para discutir possibilidades.

Apareceram dúvidas quando começamos a fazer o Project Charter. Fazemos um escopo e duas entregas????? Dois Project Charters?????? Tem que assinar os dois Project Charters???????

quarta-feira

Dia 03 de Janeiro: Mais um Retorno – Mais uma reunião marcada


      A CECCO deu-nos o retorno. Conseguimos marcar na Biblioteca de Vanzolini para conversarmos e alinharmos idéias.
     Tentaremos nos dividir em dois grupos, uma vez que a Tatiana marcou a visita para as 18hs na segunda-feira dia 07/02/2011.
O Ale nos avisou por email:
 "GALERA SEGUINTE....acabei de conversar com a pessoa responsável da CECCO.....

A coordenadora do projeto chama-se Sra. OLGA... E
la só tem um horário para nos atender e ficou combinado no Sábado as 11:30 hs na biblioteca da Vanzolini...estimamos que a reunião dure no máximo 1 hora / 1 hora e meia... Ela também vai tentar levar um usuário da oficina, pois precisamos conhecer nossos clientes finais...

A maior necessidade da CECCO são equipamentos para gerarem os produto final, tipo prensa, refiladora, furador, guilhotina... As oficinas são para cerca de 25 pessoas... Podemos pensar em dividir o grupo ou não... Fica a critério do grupo... Podemos resolver isso amanha..."

terça-feira

Dia 10 de Fevereiro - Status do projeto

Após o exagero de e-mails, resolvemos nos encontrar para organizar como faríamos o projeto. Todos tinham idéias, mas não havíamos ainda resolvido como as colocaríamos em prática.
Encontramos-nos no sábado na Vanzolini para nossa primeira reunião.
Com base em tudo que nos aprendemos quase dois anos que estamos juntos, resolvemos começar com a WBS. Separamos o projeto como abaixo:


 
Nesta primeira fase, dividimos o grupo conforme o organograma abaixo. Percebemos que assim estaríamos dividindo, além do trabalho, o tempo para execução das atividades...



O principal agora era traçarmos um plano de comunicação. Decidimos que toda quarta e quinta feira seria apresentado o “report” das atividades que cada integrante ficou responsável, diretamente para o Marcelo (assim ninguém ficaria com a caixa de emails cheia). Os dados seriam compilados, colocados no Power point para apresentação na aula e disponibilizado para todos na sexta-feira.
O email que seria feito da seguinte forma:

Título – “STATUS”  (NOME DA PESSOA DO GRUPO)
Atividade – A QUE FICOU PARA CADA UM
Status – como foi feita a atividade e o resultado da mesma

Fizemos também uma matriz de responsabilidades para facilitar a comunicação entre todos.

Após esta fase inicial, começamos pelo nosso “Brainstorm”. Como faríamos para conseguir o dinheiro?? Como chegaríamos ao final com a quantia que precisamos??
Segue as idéias que tivemos. Por mais absurdas que fossem, anotamos todas no quadro da sala de aula. Depois colocamos o que seria principal...


segunda-feira

Durante a Semana...- As Reuniões...

No próprio sábado, o Julio e o Alexandre se reuniram, na biblioteca da Vanzolini, com pessoas da CECCO.
Alguns itens solicitados era o que tínhamos no escopo apresentado inicialmente. Eles pediram para incluir mais uma impressora...
O resultado dos materiais pedidos é o seguinte:

 
A Vivyan reuni-se com a Tatiana na segunda-feira e mandou os materiais que ela precisa...

 Na quinta-feira a Natalia mandou a apresentação para as empresas que pretendemos fazer as parcerias.

domingo

Dias: 14 de fevereiro à 18 de fevereiro de 2011

         Nossa reunião aconteceu esta semana no final da aula do professor João. As idéias de como fazer o projeto acontecer foram discutidas.
         Concluímos o escopo a ser entregue às entidades. Rodrigo e Alexandre ficaram responsáveis pela finalização.
         A apresentação que a Nat fez, gerou algumas dúvidas quando apresentamos na sala e ela se prontificou a acertar tais problemas.
        Saímos do encontro com as responsabilidades de cada um para a semana.


TERÇA FEIRA – UM EMAIL DE INCENTIVO!

            O Alexandre mandou-nos um e-mail na falando que o pessoal da Cecco havia nos elogiado pelo “profissionalismo” com que estamos conduzindo o processo.
                  Valeu como incentivo para todos!

O DIAGRAMA SISTÊMICO

            Com foco no que estamos executando e, com objetivo de entendermos o ciclo fizemos os diagramas sistêmicos abaixo:




  
REPORT DA SEMANA

            Em nossa primeira reunião, combinamos que, para não ficarmos com a caixa de e-mails lotada, todos enviariam o “STATUS” do trabalho feito na semana para uma única pessoa que se responsabilizaria em informar todo grupo de forma geral
            Algumas conquistas da semana:

1-    OS ESCOPOS ESTÃO APROVADOS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Os escopos apresentados à Cecco e ao Fazendo Historia foram aprovados por ambas.
Abaixo o documento apresentado às entidades e aprovado.











2-    ENVIAMOS E-MAIlS À REDE DE AMIGOS

            Com a apresentação feita pela Nat, começamos a contatar amigos para ver o retorno que conseguiríamos.
            Algumas pessoas já começaram a ajudar. Vamos começar a contabilizar tudo quando começarmos efetivamente a receber o material.
            Algumas pessoas estão preferindo colaborar com dinheiro.
            Júlio já fez a abertura da conta para utilizarmos no projeto.

 
3-    O LOGOTIPO

        Natália enviou-nos a notícia que o primo está fazendo o LOGOTIPO do
PROJETO CENTOPÉIA.
       

4-    REUNIÕES COM POSSÍVEIS PATROCINADORES

        Foram feitas reuniões de pessoas do grupo com pessoas do RH das seguintes empresas:
Empesa A
Empresa B
Empresa C
        O contato inicial foi positivo. Foram solicitados alguns dados e estamos providenciando.


17-02-2011 - PRIMEIRA DOAÇÃO – PARA O FAZENDO HISTÓRIA

         Recebemos a primeira doação!
         Os funcionários da empresa fizeram uma arrecadação interna e nos enviaram...
70 tubos de cola
50 massas para modelar

A empresa:

INDUSTRIA METALURGICA MULTIART LTDA
 
UMBERTO STIVAL
MARLENE AP. SANCHES BOCARDO
PAULO RICARDO FERNANDES


ONDE ESTAMOS ???
 
        Finalizamos a semana com 100% dos objetivos atingidos.